A Primeira infância é considerada como um período de vida que se estende desde o nascimento até os três anos de idade mais ou menos.
Costuma-se, entretanto, considerar o 1º mês de vida extra-uterina como sendo uma época de adaptações e ajustamentos ao novo ambiente e por isso, foi estudada separadamente.
Aborda-se o desenvolvimento infantil da 1ª infância propriamente dita sendo a fase em que as principais aquisições serão: desenvolvimento das habilidades físico-motoras, linguagem, descoberta do próprio corpo e do meio ambiente.
É a fase decisiva para toda a evolução psíquica da criança.
Chama-se de 2ª infância ou idade pré-escolar o período em que se estende dos 3 aos 6 ou 7 anos, aproximadamente.
Nesta fase, há a organização e consolidação geral das atividades adquiridas na 1ª infância.
As funções sensório-motoras serão especializadas até chegar a um nível ótimo de eficiência: a linguagem crescerá, tanto em número de palavras usadas como em complexidade de ideias e conceitos empregados: o ambiente social, que antes se limitava a algumas poucas pessoas, se alargará e novos contatos sociais serão feitos: novos valores sociais serão incorporados ao esquema reacional.
A personalidade estará solidamente configurada.
Na 3ª infância a criança está na fase escolar, ou seja, dos 7 aos 12 ou 13 mais ou menos. Já percorreu um longo e sinuoso caminho em direção ao desenvolvimento. Mas a meta final- a idade adulta- ainda dependerá de muitos anos de vivência.
Apesar de não ser ainda um produto acabado, a criança já possui, solidamente configurada, toda uma estrutura de comportamento.
Seus desenvolvimentos nas áreas físico-motoras, de linguagem, intelectual, sócio-emocional e moral já se manifestam com alto grau de significância.
Nestas pequenas análises do que se refere as 3 fases da infância da criança, posso dizer como é importante olharmos com muito cuidado e atenção tudo que passamos e informamos para as crianças que serão adultos amanhã.
O cuidado maior precisa ser nessas fases que constituem a base para o seu desenvolvimento. Está se formando um indivíduo para que possa ser completo e equilibrado, para o seu bem estar e convívio com os outros.
Considerações colocadas pela psicopedagoga especialista na alfabetização de crianças com dificuldades na aprendizagem Maria Tereza Pereira de Almeida
whatsapp (11) 97358 4767
Comments