Prezados pais e mestres,
Abaixo está entrevista que fiz com a psicopedagoga e autora de e-books infantis Maria Tereza sobre o seu e-book para crianças “De Ponta- Cabeça”: www.psicopedagogaonline.info
Maria de Fátima: O que a motivou escrever e-books para crianças?
Maria Tereza: Eu sempre tive muita apreciação pela literatura infantil.
E também pela minha profissão, que me motivou a escrever essas histórias para ajudar as crianças a vencerem os seus conflitos de uma forma lúdica.
Maria de Fátima: Qual foi a sua inspiração para escrever o e-book “De Ponta-Cabeça?
Maria Tereza: Eu me inspirei nos conflitos que vivenciei na infância.
Maria de Fátima: Parece que a escolha dos seus padrinhos de batismo foi algo marcante descrito na historinha. As crianças podem se identificar com esse acontecimento? Em que sentido?
Maria Tereza: Sim! A escolha dos padrinhos deve ser com muita atenção , pois representa proteção e acolhimento para a criança. Amor e carinho!!
Maria de Fátima: Na sua historinha você menciona traços da personalidade das irmãs de Lunova. Como os pais deveriam tratar os filhos, sendo cada um com uma personalidade diferente?
Maria Tereza: Os pais devem tratar os filhos respeitando cada tipo de personalidade, evitando comparações e rivalidades entre eles.
É preciso existir respeito e amizade entre os irmãos.
Maria de Fátima: Em “De Ponta-Cabeça” Lunova gostava de conversar com os sábios da redondeza. Qual é a importância da amizade para uma criança?
Maria Tereza: É muito importante a criança manter amizades, pois ela cria vínculos afetivos.
Dessa maneira, a criança vai se estruturando com trocas saudáveis de uma amizade.
A criança formando esses vínculos está se socializando também.
Maria de Fátima: Em “De Ponta-Cabeça”, Lunova tinha um magnetismo especial que atraia os outros ao redor. Como uma criança como Lunova poderia conservar o carisma na fase adulta?
Maria Tereza: Na fase adulta é importante não perder a criança interior.
É manter aquele lado puro e achar encanto nas pequenas coisas.
Desse modo, tudo fica alegre e colorido ao redor.
Maria de Fátima: Em seu e-book “De Ponta-Cabeça” Lunova gostava das brincadeiras não impostas, gostava de criar e brincar livremente..Qual é a importância da criatividade no desenvolvimento de uma criança como Lunova?
Maria Tereza: A criança criativa se torna mais segura.
A criatividade ajuda muito no processo do seu autoconhecimento.
Grandes descobertas se dão através da criatividade e muitos talentos são revelados.
Maria de Fátima: Maravilha!! Adorei a entrevista e ilustrar seu e-book! É como se eu tivesse voltado à infância!! Muito obrigada pela entrevista!!Muito obrigada por convidar-me a ilustrar “De Ponta-Cabeça”
Maria Tereza: Muito obrigada, ilustradora!! Foi uma grande oportunidade essa entrevista!!
Maria de Fátima: Muito obrigada!! Agora os leitores mirins do e-book “De Ponta-Cabeça” poderão apreciar a historinha de Lunova com um olhar especial e supervisionado de seus pais e mestres.
Boa leitura!!
Um forte abraço,
Maria de Fátima
Consultora
Clique na imagem abaixo e adquira o seu e-book!
Comments