top of page

Reflexões sobre o ensino de idiomas

Como você, caro(a) professor(a) de idiomas, poderia comparar o seu ensino?





Como um jardim?

O professor pode cuidar de seus alunos como flores e plantas num jardim, onde cada planta responde a um estímulo.

Existem plantas que precisam de mais adubo e água e outras necessitam de pouca água. Observando atentamente nossos alunos, por exemplo, podemos notar aqueles que precisam de mais e diferentes estímulos e outros que respondem muito a uma simples atividade.





Como uma dança?

Como numa dança, o professor pode ensinar os passos e montar a coreografia para os alunos seguirem.

No entanto, é preciso entender qual é a dança: ballet clássico, tango, jazz. Cada um desses estilos exige muito treino seguindo um modelo mais rígido.

Por isso, gosto muito da dança criativa, onde o professor ensina os passos, as possibilidades e o aluno cria sua própria dança com os elementos aprendidos.

No ensino de idiomas o professor pode ensinar as estruturas e vocabulários, por exemplo, e encorajar os alunos a usarem estas formas em várias situações, com a inspiração de recursos como vídeos, blogs e canções.




Como uma pintura?

Usar estruturas e vocabulário para se expressar é como se fosse pintar um quadro. É preciso escolher as cores e saber combiná-las criativamente.

O olhar atento do professor vai identificar as partes a serem melhoradas, através de práticas como a escrita pelo whatsapp. A mensagem feita pelo aluno (como se fosse uma pintura) poderá ser corrigida pelo professor que oferece um feedback com as alterações a serem feitas. Ao receber o feedback o aluno poderá alimentar seu banco de dados, melhorando sua produção cada vez mais.

Essas reflexões foram por mim obtidas durante mais de vinte anos de jornada como professora de inglês.

Gostaria de convidar você, professor de idiomas a trocar ideias comigo através de sessões por Skype onde compartilho minha experiência com insights e exemplos de atividades e recursos.

Ofereço a troca de ideias, pois não gostaria de impor o que sugiro como verdade absoluta. Cabe a cada professor fazer suas escolhas e decidir as melhores maneiras. No entanto, tenho muita experiência a compartilhar.

A primeira sessão é gratuita e demonstrativa.

Entre em contato para mais informações e agendamentos.


Será um prazer tentar inspirá-lo (la)!!


Um forte abraço,


Maria de Fátima

Consultora da criatividade no ensino de idiomas

whatsapp: (11) 93031 6063




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page