top of page

As fases da infância (passos importantes para a formação da personalidade ).



A Primeira infância é considerada como um período de vida que se estende desde o nascimento até os três anos de idade mais ou menos.

Costuma-se, entretanto, considerar o 1º mês de vida extra-uterina como sendo uma época de adaptações e ajustamentos ao novo ambiente e por isso, foi estudada separadamente.

Aborda-se o desenvolvimento infantil da 1ª infância propriamente dita sendo a fase em que as principais aquisições serão: desenvolvimento das habilidades físico-motoras, linguagem, descoberta do próprio corpo e do meio ambiente.

É a fase decisiva para toda a evolução psíquica da criança.

Chama-se de 2ª infância ou idade pré-escolar o período em que se estende dos 3 aos 6 ou 7 anos, aproximadamente.

Nesta fase, há a organização e consolidação geral das atividades adquiridas na 1ª infância.

As funções sensório-motoras serão especializadas até chegar a um nível ótimo de eficiência: a linguagem crescerá, tanto em número de palavras usadas como em complexidade de ideias e conceitos empregados: o ambiente social, que antes se limitava a algumas poucas pessoas, se alargará e novos contatos sociais serão feitos: novos valores sociais serão incorporados ao esquema reacional.

A personalidade estará solidamente configurada.

Na 3ª infância a criança está na fase escolar, ou seja, dos 7 aos 12 ou 13 mais ou menos. Já percorreu um longo e sinuoso caminho em direção ao desenvolvimento. Mas a meta final- a idade adulta- ainda dependerá de muitos anos de vivência.

Apesar de não ser ainda um produto acabado, a criança já possui, solidamente configurada, toda uma estrutura de comportamento.

Seus desenvolvimentos nas áreas físico-motoras, de linguagem, intelectual, sócio-emocional e moral já se manifestam com alto grau de significância.

Nestas pequenas análises do que se refere as 3 fases da infância da criança, posso dizer como é importante olharmos com muito cuidado e atenção tudo que passamos e informamos para as crianças que serão adultos amanhã.

O cuidado maior precisa ser nessas fases que constituem a base para o seu desenvolvimento. Está se formando um indivíduo para que possa ser completo e equilibrado, para o seu bem estar e convívio com os outros.


Considerações colocadas pela psicopedagoga especialista na alfabetização de crianças com dificuldades na aprendizagem Maria Tereza Pereira de Almeida

whatsapp (11) 97358 4767

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page