Antigamente, quando pensávamos num professor, imaginávamos um ser supremo, com conhecimento altíssimo e que muitas vezes era comparado com um livro ou dicionário.
Por mais preparado que seja o professor, é impossível saber tudo. Já vi professores inventarem uma resposta qualquer com receio de serem ridicularizados pelos alunos por não conhecer a resposta.
Gosto do professor que quando não sabe a resposta, procura saber e se esforça em procurá-la. Pode até dizer "não conheço, não me lembro, mas vou procurar a resposta e lhe informo quando encontrá-la".
Hoje em dia, com os recursos tecnológicos, temos mais condições de procurar essas respostas.
Quando a internet nem existia e eu lecionava inglês numa escola, quando o aluno tinha uma dúvida e eu não sabia solucioná-la , anotava num papel a questão e procurava num dicionário dando a resposta na aula seguinte.
Não usava o dicionário em aula por levar um tempo maior que interromperia a aula.
Com o imediatismo da tecnologia, podemos facilmente procurar palavras ou informações pelo celular e obter as respostas num passe de mágica, rapidamente.
Caso isso leve mais tempo, o professor pode procurar a informação mais tarde e então enviar ao aluno ou grupo a descoberta pelo whatsapp.
A maravilha está nos recursos que temos atualmente que nos ajudam a pesquisar, a nos informar.
O professor não sabe tudo, mas sabe procurar e inspira seus alunos a fazerem o mesmo!!!!
Feliz Dia dos Professores!!!
Um grande abraço,
Maria de Fátima
profa de inglês e consultora pedagógica
Comments